Reunimos algumas dicas, inclusive caseiras, com a consultoria da dermatologista Bárbara Carneiro, que atua em São Paulo e Salvador.
Pele do rosto
Manter os cuidados diários com o rosto é fundamental, segundo a dermatologista: lavar, tonificar e hidratar a pele. "Mas evite lavar o rosto com água quente", aconselha.
Neste momento, é importante hidratar a pele da face, mas evite produtos com álcool. "Por estarmos em um período de reclusão, aproveite para fazer uso do ácido (glicólico, retinol, ascórbico etc.) que o seu médico prescreveu. E não esqueça de sempre se proteger do sol, mantendo o uso do protetor solar mesmo dentro de casa", afirma.
Mesmo com o vasto número de opções de cosméticos altamente avançados em qualidade e tecnologia no mercado, é possível optar por preparos naturais que, a partir do uso tópico, podem trazer bons resultados, afinal muitas pessoas diminuíram ou perderam a renda e não podem investir em produtos de beleza neste momento. Mas é preciso ter cautela com esse tipo de preparação. "Não utilize sem orientação profissional, não acredite em receitas milagrosas e não prepare de um dia para o outro. Faça uso imediato após o preparo", orienta Bárbara. Confira abaixo algumas receitas caseiras indicadas pela médica para a pele do rosto:
Aveia e iogurte natural para pele normal: coloque em um recipiente duas colheres (sopa) de aveia e um copo de iogurte natural. Mexa bem os ingredientes e aplique sobre o rosto deixando agir por 20 minutos. Retire com água fria.
Pepino para pele oleosa: corte um pepino em rodelas bem finas e coloque em todo o seu rosto. Deixe-os ali descansando por cerca de 20 minutos, retire-os e lave o rosto com água morna.
Abacate e mel para pele seca: corte e descasque meio abacate e o misture bem com uma colher (chá) de mel. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida retire com água morna.
Pele do corpo
A médica indica banhos frios ou no máximo mornos. Confira outras dicas para cuidar do corpo:
Use açúcar, mel e óleo de coco para esfoliação corporal.
Hidrate a pele após esfoliação utilizando uma maçã ralada com um pote de iogurte natural (cerca de 200 ml) e gotas de óleo de amêndoas. Aplique na pele e deixe agir por 20 minutos; em seguida, retire com água morna.
Pés
Muitas pessoas sofrem com fissuras no calcanhar. Trata-se de um problema comum, mas alguns cuidados podem melhorar e até solucioná-lo. Veja como aproveitar estes dias de isolamento para prevenir o ressecamento dos pés:
Sempre lave bem os pés, seque cuidadosamente após o banho, esfolie o calcanhar e hidrate.
Aumente a ingestão de água e diminua a de café e álcool, que aceleram a desidratação.
Evite banhos longos e muito quentes, assim como passar muito tempo em piscinas, pois o cloro agrava a situação. Evite também o uso de sandálias e não fique sempre de meias, pois é importante deixar o pé respirar.
Uma ótima receita caseira é o uso do óleo vegetal e de pedra-pomes. Esfregue os seus pés com uma pedra-pomes e depois lave em água corrente. Aplique o óleo vegetal não apenas no seu calcanhar, mas em todo o pé. Utilize um par de meias limpas e, em seguida, você deve ir para cama, assim o tempo em que estiver dormindo o óleo penetrará na pele de maneira correta.
Outra ótima receita é o uso do mel. Misture uma xícara (chá) de mel para metade de um balde de água morna. Mergulhe os seus pés nesta mistura e fique de 15 a 20 minutos. Finalize esfregando-os delicadamente.
Por: Rosana Ferreira | Fonte: Casa e Jardim