Como fechar os poros abertos do rosto


Foto: Rachel Claire/Pexels

A melhor forma de fechar os portos dilatados é fazendo uma limpeza de pele profunda, pois assim é possível remover as células mortas e toda a "sujeira" que possa estar sendo acumulada nos poros. Além disso, é importante hidratar a pele todos os dias com produtos adequados para o tipo de pele, pois além de fechar os poros dilatados, deixa a pele mais macia e diminui a oleosidade.

Os poros dilatados, popularmente conhecidos como furinhos na pele, surgem principalmente na zona T do rosto, que corresponde à testa, nariz e queixo, e podem ficar ainda mais evidentes quando a pessoa usa maquiagem com pó.

1. Limpar a pele diariamente - É preciso manter a pele devidamente limpa todos os dias, e para isso deve-se lavar o rosto com água e sabonete líquido utilizando um algodão e fazendo movimentos circulares. É recomendado que essa limpeza seja feita no máximo 2 vezes por dia para não ter efeito rebote, em que devido ao excesso de lavagens a pele fica mais oleosa.

Uma ótima dica para fechar os poros dilatados é lavar o rosto com água fria antes de aplicar maquiagem, ou passar uma pedrinha de gelo em todo rosto para fazer uma vasoconstrição e, em seguida, aplicar um primer e depois aplicar a base e o pó. 

2. Esfoliar a pele 1 vez por semana - Fazer uma esfoliação suave também é indicado para remover a camada mais externa da pele. Para isso, pode-se esfregar no rosto uma mistura de 1 colher de fubá com 2 colheres de sabonete líquido ou aplicar uma camada fina de argila verde diluída em soro fisiológico, deixando atuar por 20 minutos, e retirar a seguir com um disco de algodão e movimentos circulares. A argila irá remover o excesso de oleosidade da pele e devolver os minerais necessários. Confira algumas opções de esfoliantes caseiros.

3. Usar compressa fria e quente - Uma técnica que é muito eficaz para fechar os poros do rosto é usar uma bolsa térmica morna durante 3 minutos no rosto, e depois colocar uma bolsa térmica fria por 2 minutos, essa diferença de temperatura ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos e a elasticidade dos poros, ajudando na saúde e beleza da pele. Essa técnica pode ser feita em dias alternados, durante 1 a 2 semanas, para notar os resultados. 

4. Hidratar a pele - Um outro cuidado diário importante é manter a pele do rosto devidamente hidratada usando os cremes indicados para o seu tipo de pele. As versões oil free e não comedogênico são excelentes opções para quem tem a pele oleosa ou lipídica, assim como os cremes que contém ácido retinoico. 

5. Fazer limpeza de pele profunda - Fazer uma limpeza de pele profunda numa clínica ou centro de estética pelo menos 1 vez por mês também pode ser interessante para manter a pele profundamente limpa, já que nesse tipo de limpeza de pele são removidas todas as impurezas que não conseguem ser removidas durante uma esfoliação caseira.

Nas primeiras vezes em que esse tratamento é feito pode ser que a pele fique mais irritada e aparentemente, fique pior, mas isso é natural e esperado, e conforme vão sendo realizadas mais sessões a pele vai ficando melhor e mais bonita. Veja aqui como deve ser feita uma limpeza de pele profunda. 

6. Evitar alimentos gordurosos - As causas dos poros abertos estão relacionadas com a genética, e com o consumo de gordura na alimentação, que promove a formação do excesso de sebo pelas glândulas sebáceas da pele, que entopem os canais, favorecendo os cravos e espinhas, e até mesmo uma cicatriz na pele, que é um 'furinho' maior e que não é bem redondo, como o poro dilatado.

Assim, é recomendado evitar alimentos processados, industrializados como biscoito, bolacha recheada, croissant, empadas e outros salgados feitos com gordura vegetal ou banha de porco, e alimentos fritos. Também é importante beber bastante água ou chá para manter a pele mais limpa e naturalmente hidratada de dentro para fora. 

7. Praticar exercícios aeróbicos - Ao praticar exercícios deve-se reservar, pelo menos, 20 minutos para se praticar ao aeróbicos, como caminhada rápida, corrida ou bicicleta para promover a sudorese, que também é benéfica para pele, eliminado as toxinas acumuladas. 

Ao seguir todos estes passos é possível fechar os poros e ficar com a pele bonita e uniforme, mesmo quando estiver de maquiagem e com a pele mais madura, e que ela fica naturalmente mais flácida. 

Fonte: Tua Saúde