O poder da autoestima!

De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos. A autoestima é requisito indispensável para uma vida satisfatória

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Desenvolver a autoestima é desenvolver a convicção de que somos merecedores da felicidade. Quanto maior a sua autoestima, mais preparado estará para lidar com as adversidades da vida; quanto mais flexível você for, mais resistirá à pressão de sucumbir ao desespero ou à derrota. Pessoas com crises de ansiedade e depressão, abuso de álcool ou drogas, deficiências na escola ou no trabalho, imaturidade emocional, geralmente possuem uma autoestima negativa. Por outro lado, pessoas com autoestima elevada possuem maior probabilidade de serem criativas, tranquilas e obterem sucesso no que fazem.

Quanto maior a autoestima, maiores as possibilidades de manter relações saudáveis. Vemos diariamente relacionamentos desgastados devido às cobranças exageradas e desequilíbrios emocionais provenientes de pessoas sem autoestima. Muitas pessoas procuram a autoconfiança e a autoestima em todos os lugares, menos dentro delas mesmas, e assim, fracassam em sua busca. É tolice acreditar que se pudermos causar uma boa impressão nos outros teremos uma autoavaliação positiva de nós mesmos.

Pare de dizer frases do tipo:

  • Se pelo menos eu tivesse mais uma promoção, eu me sentiria mais tranquilo.
  • Se pelo menos eu me tornasse esposa e mãe, eu me sentiria mais feliz.
  • Se pelo menos pudesse comprar um carro melhor, eu me sentiria realizado.

Perceba que essa busca é irracional, que o anseio será sempre “por mais um” e sempre aguardando “vir de fora”. A autoestima é uma experiência íntima, é o que você pensa e sente sobre si mesmo, não o que o outro pensa e sente sobre você.

A autoestima é uma experiência gerada em sua mente, então nada nem ninguém poderá gerar essa experiência a não ser você mesmo. Quanto maior a sua autoestima, mais alegria terá pelo simples fato de ser, de despertar pela manhã, de ser quem você é .

Para elevar sua autoestima experimente se aceitar, perdoar e se olhar no espelho todos os dias dizendo:

– Eu te amo e te aceito do jeito que você é!   

Por: Loide Simone | Fonte: O Segredo