Cuidados com os lábios: saiba como deixar a região bonita, macia e sem ressecamento

A região dos lábios é bastante sensível e necessita de alguns cuidados diários para acabar com o ressecamento e prevenir o efeito craquelado

Foto: Phuc Nguyen/Pixabay

Já passou batom e percebeu que o resultado não ficou tão bom, com um efeito meio craquelado? Isso acontece porque seus lábios devem estar ressecados e precisando de uma atenção especial. Com alguns cuidados básicos e fáceis de manter no dia a dia, a região vai ficar muito mais bonita, saudável e hidratada, e pronta para receber qualquer batom - do nude ao vermelho!

Hidratação em primeiro lugar - Antes de mais nada, para manter os lábios sempre bonitos e livres de ressecamento em qualquer estação do ano é fundamental investir na sua hidratação. Para isso, dê preferência por produtos que reparem a barreira labial, feitos à base de ingredientes altamente nutritivos, como manteiga de karité, pantenol e vitamina E. Esses ativos hidratantes vão auxiliar no reparo e no alívio da área danificada.

Invista na esfoliação - Caso seus lábios já estejam ressecados, é preciso remover as células mortas através da esfoliação para, então, tratar a região. Mas, cuidado! Dê preferência por produtos menos abrasivos e faça movimentos suaves, a fim de não machucar ainda mais o local.

Cuidados com os maus hábitos - Alguns hábitos do dia a dia são extremamente prejudiciais para a saúde dos lábios. Por isso, evite umedecê-los com a língua, já que o pH da saliva é ácido e ainda contém enzimas digestivas que danificam a boca. Além disso, procure também não arrancar a pele dos lábios, de modo a não interferir no processo de cicatrização.

Beba água - Para manter seu organismo hidratado de dentro para fora, tente consumir pelo menos dois litros de água todos os dias. A desidratação é uma das principais causas do ressecamento labial, então é preciso dar uma atenção extra.

Alimente-se corretamente - Por fim, procure manter uma alimentação equilibrada baseada, principalmente, no consumo de alimentos frescos e naturais. Assim, fique distante de comidas processadas e industrializadas, que contêm altas quantidades de gordura, sódio e açúcar e, por isso, podem causar processos inflamatórios no corpo.

Por: Candida Silva | Fonte: Derma Club