9 principais erros ao cuidar do cabelo no calor


Foto: Free-Photos/Pixabay

Sol, calor, praia, carnaval, protetor, bronze e bebida gelada. Lembrou de alguém? Por aqui, vendo a temperatura aumentando gradativamente e o sol cada vez mais frequente, só conseguimos pensar em primavera-verão.

Ah, o calor…

Como já diria a música de Jamil e Uma Noites, é “tempo bom de ser feliz, tempo bom de namorar, eu deixo a onda bater forte na cabeça, vou dar adeus a maré dessa solidão”.

Geralmente, o último trimestre do ano no Hemisfério Sul nos remete a uma série de sentimentos bons justamente porque a temperatura começa a ficar mais quentinha e os momentos em família em locais abertos mais frequentes (de máscara, é claro!).

Sabendo que a nossa exposição ao sol super aumenta, não podemos deixar que as mudanças climáticas afetem o nosso cabelo tão lindo e saudável, ok?

Pensando nisto, separamos 9 dos erros mais comuns para que fujamos deles quando montarmos a nossa rotina de cuidados. E tudo isso por um motivo crucial: acreditamos que os nossos fios devem e merecem acompanhar toda a vitalidade da primavera-verão junto com a gente!

 Está pronta para descobrir os erros mais comuns? Apostamos que sim! Então, vamos lá!

Não preparar os cabelos para o calor - Estamos saindo da estação mais fria do ano e caminhando para muito calor. É normal que os nossos fios sintam os impactos dessas mudanças e precisem se adaptar.

Para isso, eles precisam estar fortes! Hidratação e tratamentos com produtos potentes e que garantem proteção contra os raios ultravioleta são a chave do negócio.

Achar que o finalizador é dispensável - Não é! Precisamos ressaltar que os produtos finalizadores não só garantem que a hidratação permaneça vivinha na sua fibra capilar, como protegem os fios contra agentes externos, como poluição e o excesso de luz solar.

Não cuidar do cabelo depois da praia ou piscina - Se tiver tido contato com água com cloro ou salgada, lave muuuito bem cada fiozinho, passe um leave-in e desembarace, com muito cuidado, utilizando um pente de dentes largos.

Não se atentar ao excesso de oleosidade durante o calor - É normal que o couro cabeludo fique mais oleoso durante o calor, já que as regiões sebáceas do nosso corpo passam a produzir mais óleo.

Na região capilar, o sebo não só pode facilitar o surgimento de caspas, como também acelerar a queda capilar. Então atente-se! A nossa dica é utilizar produtos para cabelos oleosos justamente para diminuir os riscos.

Esquecer do chapéu/boné - Pelo bem da nação capilar, não faça isso! Para evitar a exposição demasiada ao sol, principalmente em dias de piscina e praia, e nos horários de maior incidência, proteja seu cabelo e couro cabeludo com um acessório fashion!

Ah! De quebra, você ainda estará ajudando e protegendo a sua pele!

Esquecer que o corpo precisa estar bem - Não há cabelo bonito sem um corpo bem nutrido! Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, que ofereçam vitaminas do complexo B, e água mineral, são peças fundamentais desse quebra-cabeça!

Exemplos de alimentos: peixes, castanhas, vegetais verdes, leite, entre outros.

Excesso de secador e chapinha - Os fios já estão sofrendo tanto com a forte incidência do sol, que eles ficam até chateados quando sentem a temperatura esquentar ainda mais com o bafo quente desses utensílios.

Portanto, quanto mais puder deixá-los secar naturalmente, mais eles irão te agradecer e retribuir em forma de beleza.

Abandonar os seus melhores amigos - Leave-ins, shampoos, condicionadores, água fria, pente largo e máscaras de tratamento não são só amigos, mas, friends. Utilize-os e os introduza em sua rotina de cuidados para que a força, a nutrição e a vitalidade continuem imperando por aí.

Não se atentar que os cabelos coloridos são vulneráveis - Com o contato excessivo com o sol, os cabelos coloridos, além de ficarem mais fragilizados, podem desbotar ou até mesmo mudar de cor.

Por isso, utilize produtos que ajudem os fios e fortaleçam a coloração que você escolheu para o seu cabelo.

Fonte: Clorofitum