Importante mencionar que, como ele não é específico para esses tratamentos, deve ser usado com cuidado. Não é porque algo é bom que deva ser usado sempre. Se usar de forma errada e em excesso pode causar danos na pele e nos cabelos. O bicarbonato de sódio é um produto alcalino e potencialmente irritante, podendo causar coceira, vermelhidão e outras agressões à pele. Porém, se for usado da forma correta, você só terá benefícios.
Usando o bicarbonato de sódio para pele
Esfoliante para pele - O bicarbonato pode ser usado como esfoliante caseiro, porque quando misturado à água ele forma uma pasta. A esfoliação deve ser feita no máximo uma vez por semana e de maneira suave. O procedimento renova a pele, eliminando células mortas e permitindo que agentes hidratantes sejam absorvidos de maneira melhor, tendo seu efeito potencializado.
Modo de usar: Separe três colheres de chá de bicarbonato de sódio em uma colher de chá de água para obter uma pasta. Acrescente 7 gotas de óleo vegetal (rosa mosqueta, argan, abacate, coco ou amêndoas). Misture bem. Passe na pele e massageie suavemente com movimentos circulares e depois enxague com água morna. Em seguida, use um hidratante adequado para seu tipo de pele.
Hidratante para pele - Sabe a pele dos joelhos ou dos cotovelos? Parece quase impossível manter essas regiões hidratadas e só produtos potentes conseguem dar conta do recado. Porém, o bicarbonato tem a capacidade de hidratar e amaciar a pele quando adicionado aos cremes hidratantes.
Modo de usar: Separe a quantidade de creme hidratante para ser usada no corpo e acrescente uma colher de café de bicarbonato de sódio, ou uma parte de bicarbonato para três partes de creme hidratante. Acrescente 5 gotas de óleo vegetal da sua preferência. Misture bem. Passe na pele e massageie suavemente com movimentos circulares até o creme ser absorvido completamente.
Tratamento para acne - Devido a suas propriedades adstringente e bactericida, o bicarbonato pode ser um aliado para combater os cravos e pequenas espinhas característicos da acne. A máscara pode ser usada uma vez por semana.
Modo de usar: Separe uma colher de chá de argila verde, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma gota de óleo essencial de melaleuca, e duas colheres de chá de água. Misture bem. Passe a mistura no rosto e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, enxágue bem.
Desodorante natural - Por ser um neutralizador natural de odores com função bactericida, e ter um pH que inibe o crescimento de fungos, o bicarbonato pode ser um bom substituto aos desodorantes tradicionais.
Modo de usar: Junte em um pote, 8 colheres de sopa de óleo de coco (já derretido), 4 colheres de chá de bicarbonato e 4 gotas de óleo essencial de cravo. Misture bem. Coloque em um recipiente pequeno e com tampa. Separe uma pazinha para evitar colocar os dedos. Coloque na geladeira até endurecer.
Usando o bicarbonato de sódio para os cabelos
Limpeza profunda do couro cabeludo - O bicarbonato é eficiente para retirar resíduos de cremes e outros produtos que ficam acumulados nos fios e no couro cabeludo. Com sua ação adstringente, limpa e neutraliza o pH do couro cabeludo. O bicarbonato também ajuda a reduzir a oleosidade do couro cabeludo. Faça esse procedimento uma vez por mês.
Modo de usar: Separe uma colher de sobremesa rasa de bicarbonato de sódio, uma colher de sobremesa de água e um pouco de shampoo. Adicione 10 gotas de óleo vegetal de jojoba. Acrescente 2 gotas de óleo essencial de gengibre ou hortelã. Misture bem e passe a mistura no couro cabeludo, já com os cabelos úmidos. Massageie por 5 minutos. Enxágue bem e em seguida lave os cabelos normalmente.
Fonte: Beleza e Saúde