Como manter os lábios hidratados e jovens

Lábios rachados, secos, com pequenas peles soltas e machucados. Essa é a realidade das pessoas que não hidratam a região. Vários fatores influenciam nesse ressecamento e, para evitá-lo e manter os lábios bonitos e saudáveis, devemos hidratá-los sempre


Por que os lábios ressecam?

O ressecamento dos lábios sofre influência de diversos fatores, como vento, frio, exposição solar, saliva, uso de ácidos na pele, poluição e ar-condicionado. Além disso, o uso de alguns medicamentos, ingerir pouca água, entre outras ações que acontecem no dia a dia interferem nesse processo, tornando necessária a hidratação dos lábios.

Essa região costuma ressecar bastante e uma das razões é porque a produção de sebo nos lábios é pequena, aumentando a sensibilidade. O contato direto com a saliva, que possui pH ácido, contribui ainda mais no ressecamento da boca, prejudicando a cicatrização. Ainda há a presença de enzimas digestivas que danificam a camada superficial dos lábios. Por isso, é fundamental usar lip balms e reparadores, que conferem proteção extra, e procurar evitar a saliva no local. Já leu o conteúdo que escrevemos sobre Cuidados Específicos com os Lábios, Mãos e Pescoço aqui do blog? Confira!

Proteger a boca dos raios solares também é necessário, pois eles agridem a pele, causando ressecamento e queimaduras. Existem protetores solares específicos para a região e é essencial apostar nos batons que apresentem FPS.

Dicas para manter os lábios hidratados

Quer saber como hidratar os lábios? Existem algumas dicas que irão te ajudar com isso:

  1. Esfolie os lábios para remover as células mortas. Invista em esfoliantes específicos para a região, pois possuem grânulos menores e são menos abrasivos. Faça isso uma vez por semana e de forma bem suave, para não machucar o local.
  2. Utilize produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes, como vitamina E, pantenol, manteiga de karité e manteiga de cacau. Eles ajudarão a restaurar e reparar a barreira labial.
  3. Evite o contato dos lábios com a saliva, pois ela possui pH ácido e contribui para o ressecamento da região.
  4. Beba bastante água (pelo menos 2 litros por dia) para ajudar na hidratação do organismo e, consequentemente, dos lábios. A desidratação é uma das principais causas de ressecamento dos lábios.
  5. Não arranque a pele dos lábios e nem morda o local, assim você machucará a região e causará irritação e dor. Lembre-se, também, que passar a língua na boca prejudicará a cicatrização.
  6. Evite alimentos que gerem algum tipo de inflamação no corpo, ácidos, condimentados, gorduras e frituras.

Rugas ao redor dos lábios

As rugas ao redor dos lábios são sinais do envelhecimento da pele, um processo ao qual todos estão sujeitos. Você pode retardar o surgimento delas utilizando protetor solar e produtos anti-idade, que ajudam a minimizar as rugas e linhas de expressão. Essa região sofre forte influência da ação muscular e da contração, que podem originar a formação de marcas radiais, conhecidas comumente como código de barras. Esses sinais se formam devido ao envelhecimento intrínseco (cronológico) e extrínseco (fatores ambientais).

Para prevenir que essas rugas periorais surjam, é essencial usar filtro solar e evitar fumar. Utilizar ativos como ácido retinoico, antioxidantes, ácido hialurônico e antiglicantes também pode ajudar no tratamento e prevenção desses sinais do envelhecimento. Além disso, aplicação da toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, lasers, dermoabrasão e peeling químico melhoram a textura da pele e estimulam a produção de colágeno, atuando para tratar e minimizar o aspecto das rugas.

Fonte: Adcos