No mundo atual lidamos com múltiplas responsabilidades e entretenimentos. Por isso, é normal que em apenas 24 horas uma pessoa trabalhe, estude, faça exercícios físicos, pratique seus hobbies, entre outras ocupações. A profusão de atividades e a agitação cotidiana está diretamente ligada ao excesso de transpiração. Por sua vez, o suor excessivo provoca as temidas caspas, que podem impedir o crescimento e resultar na queda dos fios. "Se a pessoa fizer alguma atividade física ou transpirar muito, pode haver aumento da oleosidade, da dermatite seborreica (caspa) e, consequentemente, pode ocasionar a queda", afirmou a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O segredo está na rotina de limpeza
Para combater a caspa, o ideal é apostar nos cuidados diários com os fios, impedindo que a oleosidade excessiva apareça. Segundo a Doutora, o correto é lavar as madeixas todos os dias aplicando o shampoo em todo comprimento do cabelo e o condicionador só nas pontas. No entanto, se o cabelo for muito oleoso, o condicionador deve ser abolido da rotina: "Porque pode chegar à raiz e aumentar ainda mais a oleosidade".
A limpeza deve corresponder ao número de atividades
Mesmo sabendo que cuidar dos cabelos não é só uma questão estética, visto que a prática também está vinculada à saúde, muitos deixam a higiene dos fios em último plano. Portanto, a frequência de lavagem deve ser correspondente à quantidade de atividades do dia a dia. "Ao praticar uma atividade física não é necessário lavar imediatamente os fios, mas a pessoa que se exercita deve lavar o cabelo mais vezes na semana", ratifica Daniela.
Por: Raquel Brandão | Fonte: Segredos de Salão