A acne é um dos maiores traumas na vida de um adolescente, os hormônios a flor da pele. Mas ela também pode ser problema de, inclusive, alguns adultos. E mesmo que as espinhas não apareçam mais, ainda há um trauma: as manchas que elas deixam. Apesar de não serem prejudiciais à saúde, elas sabem a maneira certa nos afetar. Afinal, que atire a primeira pedra aquela que nunca se sentiu desanimado com uma espinha ou manchinha berrante.
Descobrir formas de tratar detalhes estéticos como esse costumava ser bem mais complicado. As receitinhas da vovó eram nossa única esperança. Não sei vocês, mas a pasta de dente nas espinhas já foi algo bem presente na minha vida. Além de ficar com o rosto ardendo a noite toda, meu cabelo grudou na pasta. Ah, e se funcionou? Claro… QUE NÃO!!! Nunca façam isso, é sério. O arrependimento é duradouro.
A pasta de dente conseguiu piorar oque já estava ruim. Minha pele ficou seca e irritadiça. Mas agora graças a nossa amada tecnologia, existem formas sim de acabar com as manchas de acne. Vem comigo que eu te explico os melhores meios de tratar e prevenir as manchas de acne.
Por que a pele fica com manchas de acne?
As espinhas são inflamações cutâneas e, por esse motivo, elas produzem melanina. Por isso é tão comum as manchas aparecerem nos locais onde há uma espinha. No momento em que apertamos as espinhas ou as expusemos ao sol, essas lesões se agravam. E, se fazemos isso com muita frequência, agredimos nossa pele e não damos a ela chance de se recuperar. Essa junção de inflamações é oque forma as manchas roxas, vermelhas ou marrons.
Além dessas manchas com pigmentação, também existem as manchas chamadas atróficas ou hipertróficas. Atróficas são aquelas com aparência de buraquinho. Ela é uma das mais comuns. Onde a pele afunda e sofre uma afinação. Em grande parte, são uma das que mais causam incômodo nos pacientes de clínicas. Isso se dá pelo fato de que elas dificilmente conseguem ser escondidas com maquiagem. Já as Hipertróficas são aquelas que passam a impressão de inchaço.
Diferentemente da atrófica, que afina a pele, ela passa a impressão de excesso de tecido. Isso causa uma elevação no tecido da pele, trazendo uma certa deformação ao rosto. Elas são menos comuns que as atróficas, mas também podem acontecer. Tendem a ser resultados de infecções de pele realmente graves.
POR QUE ALGUMAS PESSOAS TEM MAIS MANCHAS QUE OUTRAS?
As manchas de acne também são resultado de uma questão genética. Tonalidade, intensidade, essas são coisas que vão variar muito de pessoa para pessoa. A predisposição é a probabilidade genética que alguém vai ter para desenvolver um fenótipo ou genótipo. E é dela que vem a chance de você ter mais manchas com maior facilidade ou intensidade. Além do mais, em alguns casos, a mancha de acne pode ser a própria acne. Algumas pessoas podem ter manchinhas inflamadas que nada mais são que a própria espinha. Ela não possui pústula e, por essa razão, é vista como acne. E precisa ser tratada como tal.
Como tirar manchas de acne?
Ter uma pele bonita e sem manchas pode não ser uma das tarefas mais fáceis do mundo. Algumas manchas de acne podem ser mais profundas e severas, tornando mais difícil de acabar com elas. Algumas poderão levar mais tempo para serem removidas, outras menos. Já existem diversos produtos no mercado com ativos despigmentantes na sua fórmula. Redutores de oleosidade, por exemplo, podem conter a acne e tratar das manchas. Mas esses produtos costumam servir mais para o início das mesmas.
Quando elas já estão formadas, tratamentos estéticos são os mais indicados. Como sei que vocês sempre gostam de saber sobre tratamentos, mas também amam aquelas receitinhas caseiras, resolvi fazer diferente. Trouxe duas alternativas para o problema. Sendo elas tratamentos caseiros para manchas de acne e tratamentos estéticos. Assim você vai poder escolher qual você considera melhor e deseja realizar.
Por: Fabiana Viegas | Fonte: Dicas de Beleza