Pode esquecer tudo que pensa sobre presilhas, grampos, arquinhos e prendedores, se tem algo que pouca gente faz uso nessa época de frio são esses acessórios. Prender totalmente os cabelo e deixar a nuca de fora está praticamente fora de cogitação no dia a dia. O negócio é saber utilizar outro tipo de acessório para o cabelo ficar arrumado e sem passar frio.
Com a época de frio, problemas com o frizz (veja mais no fim da matéria) e a estática dos cabelos pioram, esses acessórios também vão ajudar a manter tudo no lugar. Na verdade, é preciso alguns cuidados para não extrapolar o uso e não trazer problemas para o couro cabeludo.
Gorro Feminino
Estes acessórios são os mais utilizado nessa época, deixando tudo mais quentinho e mantendo o cabelo esticadinho no comprimento. Mas nem todos são favoráveis para utilização diária. Alguns gorros que tem a malha muito fechada, de algodão ou tricô com pontos fechados, podem trazer o mesmo problema que bonés utilizados diariamente, porque o próprio acessório é fechado no couro cabeludo.
E para quem não acha que couro cabeludo não sua no inverno, sua sim, e seu uso diário pode ocasionar caspa, aumentar a oleosidade e acumular sujidades do próprio acessório. Tem outros tipos de gorros femininos, acessórios de cabelo no inverno, que tem a malha mais aberta, com pontos abertos e “furos” em todo o gorr,o onde há mais ventilação e não ocasiona os problemas do suor no fio.
Faixas
São ótimos acessórios para o inverno pois também mantem o cabelo no lugar principalmente no comprimento e não ocasionam tantos problemas no couro cabeludo. São leves e não abafam essa região.
Lenços
Os lenços foram os queridinhos do verão e também estão sendo os queridinhos do inverno porque há diversas formas de utilização. Tanto pode-se usar como cachecóis, quanto no cabelo. Sua malha é fina e leve, não ocasionando tantos problemas com o abafamento do cabelo, até porque quem usa lenços não os usa todos os dias. É um acessório a mais para incrementar o look, então dificilmente será um problema no frio.
Couro cabeludo abafado – Dicas e Cuidados
O couro cabeludo abafado traz grandes problemas para os cabelos e, quando oleosos, os problemas aumentam! Assim como com os bonés, o abafamento no couro cabeludo colabora para que bactérias se instalem na raiz do cabelo, juntando sebo, causando dermatites, enfraquecendo o crescimento capilar.
- Não é usando gorro ou boné uma vez ou outra que seu cabelo ficará cheio de sebo;
- O sebo somente se instala por conta de sujidades, abafamento, suor e oleosidade;
- Manter o o gorro limpo, assim como bonés, é indispensável para que bactérias não se proliferem a cada uso;
- Tirar o gorro ou boné várias vezes ao dia, deixando-o no sol também evitará que o acessório traga problemas ao couro cabeludo;
- Não use diariamente se o acessório estiver sujo, nem utilize se o cabelo estiver muito oleoso na raiz. Isso serve para faixas e lenços.
Saiba mais: o que é frizz?
Ao observar a imagem ampliada de um fio de cabelo, verá que ele revestido por células sobrepostas que se parecem com pequenas escamas. São as cutículas (a parte externa mais dos fios), as responsáveis por revestir a parte central.
É com essa camada que temos contato. Só que, quando o fio passa por alguma situação adversa, as cutículas ressecam, se abrem e podem perder o sentido correto. É aí que os cabelos arrepiam e formam o desagradável frizz.
Os fios insistem em arrepiar e tornam difícil o dia a dia de quem quer sair com o penteado em ordem. Eles aparecem com mais frequência ainda quando falta hidratação, quando há quebra, fraqueza, fragilidade, umidade no ar e eletricidade.
Sabe o que é Bad Hair Day?
Esse é o nome daquele dia em que por mais que você tente, parece que nada deixa o cabelo legal. Escovas, cremes, chapinha… E pode acreditar, todo mundo tem um dia assim (ou vários!).

