O sol é prejudicial aos cabelos! Saiba os motivos


Chegando a primavera, temos que começar a proteger os cabelos do sol, e já ir se preparando para o verão. Os cabelos ficam muito danificados e ressecados em exposição ao sol. A exposição aos raios solares podem acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo, deixando os fios mais claros e danificados.

Assim como a pele, o cabelo também sofre com o fotoenvelhecimento, por esse motivo, não deve ficar exposto durante muito tempo ao sol, água salgada, água com cloro das piscinas ou do vento. Estes fatores externos atingem diretamente a elasticidade, hidratação, brilho e cor dos fios. A foto-oxidação dos pigmentos de melanina dos cabelos muda a cor dos fios. Para os cabelos loiros, principalmente com química, os fios ficam esverdeados, já os cabelos castanhos, ficam com um tom avermelhado.

É necessário se preocupar também com a parte viva dos cabelos, o bulbo capilar, pois o que fica exposto (fibra capilar) é constituído de uma estrutura morta chamada queratina e os danos que causamos a essa estrutura morta muitas vezes são graves e irreversíveis. A solução é proteger os fios antes e depois da exposição ao sol. A radiação solar é responsável por danos não só aos fios como ao couro cabeludo, portanto é preciso ter cuidado quando for se expor demasiadamente, mesmo usando o protetor solar para os fios, porque o excesso dos raios UVA e UVB podem gerar queimaduras no couro cabeludo e perda de cabelo nessas áreas.

Outro cuidado é que proteínas (como queratina), lipídios, óleos vegetais e outros elementos que contribuem para a saúde e hidratação dos fios, não podem ser usados durante a exposição solar, pois ao invés de hidratar, vão ressecar ainda mais seus cabelos. O sol é foto-oxidativo, por isso não é o veículo ideal para nutrir os cabelos. Cuidado para não se expor ao sol depois de fazer processos químicos como, relaxamentos, escovas progressivas e até mesmo tinturas, pois apesar do produto ser retirado nos salões de beleza, permanecem pequenos resíduos que desencadeiam um processo oxidativo quando exposto aos raios UVA e UVB. É aconselhável expor os cabelos ao sol, apenas depois da segunda lavagem, para ter certeza que todo resíduo de processos químicos foi retirado dos fios.

Já existem no mercado produtos com fatores de proteção e que são exclusivo para os cabelos, use e abuse desses produtos. O filtro solar para a pele não é o mesmo e não é adequado para os cabelos. Use bonés e chapéus para proteção dos cabelos e couro cabeludo.

Receita caseira para tirar a cor esverdeada do cabelo loiro

Após lavar os cabelos normalmente com shampoo e enxaguar bem, faça o último enxágue com 1 litro de água e 100 ml de vinagre de maçã, essa mistura vai ajudar tirar a cor verde do cabelo. Mas não esqueça que não pode se expor ao sol com esta mistura, seque o cabelo ao natural, mas sem se expor ao sol.